o que é pior:ser cego ou não enxergar?

domingo, 11 de julho de 2010 // Postado por Renoth





estava aqui pensando(coisa que eu só faço em ocasiões muito especiais):o que eu posto?
é verdade, posso ficar semanas sem postar nada e ninguém vai perder o seu sono por isso, mas eu realmente gosto muito de ter um blog, e dessa vez o problema não é falta, é excesso. Adoraria postar hoje um novo conto que a Sakura tem uma participação simplesmente linda, mas eu também queria filosofar, voltar a falar do sonho, que além de não me assombrar mais trouxe uma mensagem que me deu uma nova perspectiva de vida, mas no fim das contas acabou ganhando uma outra coisa, um filme. Mas não um filme sem cultura ou "na moda", alias é possível que vocês nunca tenham ouvido falar nele."Ensaio sobre a cegueira" conta a historia de uma mulher que tinha um dom maravilhoso e especial: ela enxergava. Em um pais com alta infra-estrutura relativamente alta começa uma epidemia de uma estranha doença que eu gentilmente apelidei de "mar branco", pois no filme ela não tem nome. Essa doença é altamente contagiosa, e tira completamente a visão da pessoa, a única coisa que a pessoa vê é branco, tudo branco, como se tivessem pintado o mundo e todos os objetos da mesma cor. Logo o pais toma uma medida de emergência: joga todo mundo infectado em quarentena, tentando controlar o avanço da doença que aparenta ser imunologicamente indestrutível.
Entre esses infectados estava um homem que tinha uma coisa muito especial:uma esposa que amava ele.quando ele é levado para quarentena ela vai junto, mesmo podendo enxergar e sabendo que estando ali cedo ou tarde ficaria cega por causa da doença, mas ainda assim usaria a pouco de tempo que tinha enxergando para cuidar do marido completamente cego.
Vocês acham que a historia é triste até aqui?vou contar um segredo: a tristeza não chegou na metade ainda...
Dentro da quarentena não existia NINGUÉM que enxergasse, portanto qualquer tipo de auxilio medico era impossível, a comida começou a chegar em quantidade cada vez menor enquanto as pessoas chegavam em quantidade cada vez maior. O estado caótico logo chega ao seu clímax quando uma das alas decide que a comida terá que ser paga, com jóias ou qualquer outra coisa com que se possa "agradar" o "rei" da ala3, logo, é claro, as jóias acabam, e o pagamento passa a ser de que forma?com mulheres. Isso mesmo se uma ala quisesse comer uma refeição teria que entregar mulheres que seriam estupradas e depois devolvidas.
A nossa heroína tinha um defeito:ela ainda era capaz de enxergar, e dentro dela sabia que isso estava errado, mas ainda assim vendeu seu corpo para alimentar o marido, que ela sabia que a estava traindo. Ela mata o rei da ala 3 após uma pequena revolta, foi incrivelmente fácil, ninguém viu ela indo nem voltando só ouviram os gritos de agonia do homem que antes estava estuprando uma mulher.
ai meu querido leitor você pergunta:"dá pra piorar mais?" ah da pra piorar muito mais.
Já ouviu falar do herói bandido? ele é um herói sem qualquer sombra de duvida, superou todos os seus medos e fez algo notável, mas não é assim que ele vai ser lembrado, quando nossa heroína mata o rei a sua própria ala decide entregar o culpado em troca de amnistia, legal,né?
começa uma pequena resistência, e graças a outra pessoa que pode enxergar por alguns minutos mesmo sem ver nada, todas as alas começam a pegar fogo,as pessoas procuram refugio do lado de fora, que normalmente é guardado pelo exercito armado até os dentes e com muita vontade de atirar, mas que dessa vez estava vazio, eles saem da quarentena e aos poucos se perdem até restar ainda um pequeno grupo que é guiado pela nossa heroína.
ufa tudo vai ficar bem agora,correto? não, as coisas continuam tristes, pois nossa heroína aprende que pra salvar aqueles que ama terá que negar ajuda a todos os outros.
ninguém mais enxerga, em todas as ruas, em todos os lugares não encontram mais uma pessoa que enxergue apenas ela que por algum motivo estranho nunca deixou de ver perfeitamente.
mas tudo vai acabar bem no final, certo?sim , na medida do possível da tudo certo, ela leva eles de volta para a casa onde ela morava, a casa nunca foi arrombada pois nunca conseguiram passar do portão, era um refugio conhecido e seguro, com um certo estoque de alimentos.
e no final do filme, quando os ânimos estão renovados e as pessoas felizes de viverem juntas ainda que cegas, um rapaz Japonês que faz parte do grupo volta a enxergar.todos comemoram de um jeito meio egoísta, e apesar de abraça-lo pensam "se a visão dele voltou a minha também vai", mas a nossa heroína não disse uma palavra sequer.
para ela aquele retorno tinha um gosto diferente: um gosto de liberdade. Nesse momento ela olhou para o céu e tudo ficou completamente Branco,"estou ficando cega"pensou ela, e ao olhar para baixo viu toda a cidade, nada havia de errado com a visão dela, ela nunca teria essa sorte.
Na minha opinião esse filme tem uma mensagem bem clara:enxergar é uma droga!
é uma metáfora muito bem montada de como as pessoas não enxergam e de como as pessoas que sabem a diferença entre ver e enxergar sofrem, por ter que cuidar de si mesma e dos outros.é um filme forte de cenas fortes e falas fortes. em alguns momentos quando a personagem principal não está ao alcance da camera tudo fica branco, apenas as falas continuam e por alguns momentos você se sente cego.
Recomendo para todos os que tem paciência de ver mensagens em coisas tristes e vêem isso como uma forma de evoluir.
por hoje é só mais eu gostei de escrever sobre um filme, acho que vou fazer mais isso ^^

2 Comentários

Blogger Keiko Sakurai comentou...

Q bom q vc gostou renoth,se vc quiser coloque mais ué? mais como vc disse este é um filme forte né? (confesso q me deu um pouco de medo! ^-^')
NHHHAAAA mais eu gostei muito da frase filosofica sobre um ponto de vista traz esse filme!
GOOD JOB MAN!

11 de julho de 2010 às 10:34  

Anonymous Anônimo comentou...

eu ja vi esse filme e sim ele é otimo, é um dakeles filmes que voce esquce q esta sentado no sofa e é totalmente absorvido pelo drama....Olha gente 2012 que me perdoe mas esse filme sim é q retrata um possivel fim de mundo , muito mais realista.......Sim Renoth o filme nos faz pensar do jeitinho q eu gosto, fuiiii

11 de julho de 2010 às 12:49  

Postar um comentário

Em algum lugar...
Contos e pedaços aleatórios da minha vida. Quase um diário, quase um poema, quase um livro. Se descobrir o que é, favor contactar contando.
Sakura’s warning: não mexam na groselha na geladeira. Grata.

Quem?

Eu? Bem, não há muito a dizer. Cursando o segundo semestre da faculdade de jogos digitais na fatec, e o sexto ou sétimo modulo do curso de computação gráfica da Saga. Um futuro profissional da área de jogos, ou de qualquer outra área que venha a me aceitar. Um pequeno monstro com um grande fraco pelo Konta.

como me achar?

Já tentou me procurar?
Nyah!
Twitter
DA
Tumblr
msn e email pra contato: renoth@hotmail.com

Button




Seguidores


Arquivos

janeiro 2010
fevereiro 2010
março 2010
abril 2010
maio 2010
junho 2010
julho 2010
agosto 2010
setembro 2010
outubro 2010
novembro 2010
dezembro 2010
janeiro 2011
fevereiro 2011
março 2011
abril 2011
maio 2011
junho 2011
julho 2011
agosto 2011
setembro 2011
outubro 2011
novembro 2011
janeiro 2012
fevereiro 2012
março 2012
abril 2012
agosto 2012
outubro 2012
novembro 2012
dezembro 2012
janeiro 2013
abril 2013
junho 2014


C-box


Créditos